sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Os policiais militares do 5º BPM paralisaram o trabalho nas viaturas na manhã desta sexta-feira (28). Os policiais alegam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito (Contran), os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de emergência de emergência. O batalhão atende à região Sul da capital.

Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da Polícia Militar, viaturas da Polícia de Choque e da Polícia Feminina foram redistribuídas para dar suporte ao policiamento de rua na zona Sul. O coronel afirma que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran
Segundo o coronel Araújo, comandante da PM, viaturas da Polícia de Choque e da Polícia Feminina foram redistribuídas para dar suporte ao policiamento
Os carros estão sendo deixados na companhia, e parte desses policiais em serviço realizam policiamento a pé. O coronel Francisco Araújo tem visitado, na manhã de hoje, os batalhões para dialogar com os policiais. Ele acredita que o problema será solucionado ainda nesta sexta.

Apesar da afirmativa de Araújo de que apenas o 5º Batalhão está paralisado, policiais que estão na rua afirmam que os PMs do 3º também cruzaram os braços.

FONTE:http://tribunadonorte.com.br/noticia/policiais-do-5o-bpm-paralisam-patrulhamento-com-viaturas/200915

Polícia Militar inicia greve branca em Natal e 10 cidades do RN

Os policiais militares deram início à greve branca em Natal e outras 10 cidades do estado nesta sexta-feira (28). A informação é do presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) da PM potiguar, o cabo PM Jeoás Nascimento.

Segundo informações do cabo Jeoás Nascimento, policiais de vários batalhões de Natal e do interior não saíram para o patrulhamento com as viaturas, alegando que elas não apresentam condições de circulação.

No entanto, o comandante da corporação, o coronel PM Francisco Araújo Silva, nega a paralisação e garante que todas as viaturas estão em ordem e circulando.
 
fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/10/28/interna_cotidiano,84394/policia-militar-inicia-greve-branca-em-natal-e-10-cidades-do-rn.shtml

Influência do marido de Rosalba é tão expressiva que secretários despacham com ele

De Allan Darlyson para o Diário de Natal
Tido como um dos maiores articuladores políticos do Estado, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) é hoje um dos personagens mais polêmicos da política do Rio Grande do Norte. A influência que ele exerce sobre a administração da sua mulher, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), causa curiosidade entre os eleitores e críticas da oposição. O papel de Carlos Augusto, a eminência parda da gestão de Rosalba, ficou evidenciado após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o governo. Ao anunciar o fim da aliança com o DEM, Faria responsabilizou Augusto pelas ações que o levaram a romper.

Calmo, de poucas palavras com a imprensa e sempre presente em todas as conversas políticas, Carlos Augusto é apontado como detentor das decisões mais importantes da administração. Esse poder foi confirmado pela própria governadora, ao afirmar textualmente: . "Há 42 anos, ele é um grande companheiro, meu marido e amigo. Ele vai continuar sendo também uma pessoacom quem eu vou dividir as preocupações e as alegrias".

De acordo com o ex-secretário do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes, Rosalba despacha em casa para que o marido possa participar de todas as definições. Ele contou que ordens do governo ao secretários são passadas por ele. Inclusive, a governadora, segundo Paulo contou, chegou a mandá-lo despachar com Carlos. "Foram 10 meses em que todas as decisões foram tomadas pelo marido da governadora", definiu Paulo de Tarso.

Após revelar os bastidores da administração, o ex-secretário pediu desculpas ao casal e afirmou que havia ingerido bebida alcoólica antes de dar as declarações. No entanto, suas informações foram confirmadas até por outros secretários da administração, que pedem sigilo. Um ex-auxiliar de Rosalba informou que Carlos é responsável por várias nomeações da gestão da mulher. Ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Faria, ao anunciar o rompimento, disse que chegou um dia para despachar com a governadora e ela o mandouprocurar o seu marido. Isso, segundo fonte ligada à administração estadual.

Uma fonte governista, que pediu para não ter o nome revelado, informou que o ex-deputado estadual tem até uma secretária particular, responsável por formular sua agenda e marcar as audiências de deputados, prefeitos e secretários com ele. Sempre requisitado, o marido da governadora, informou a fonte, muitas vezes despacha com os secretários sem a presença da gestora, tomando decisões e dando ordens diretas. "Tem gente que passa meses tentando falar com ele sem ser ter acesso. Ele resolve muitas questões da gestão, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos", destacou a fonte.

Em Mossoró, cidade administrada por Rosalba Ciarlini em três mandatos, o ex-deputado ganhou o apelido de Ravengar, um bruxo imortalizado na teledramaturgia, devido ao poder que tinha nas gestões de sua mulher. No governo do estado não é diferente. Bastou a primeira crise política do governo para Carlos Augusto, que costuma ficar nos bastidores,aparecer como protagonista. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, confirmou que o ex-deputado, mesmo sem ter nenhum cargo público, é responsável por toda a articulação política do governo. Para ele, que trabalha com o casal desde a prefeitura de Mossoró, isso é natural.

Marido da governadora é quem faz a articulação com deputados

O ex-deputado participou das conversas junto com o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, para atrair o apoio do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) e da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa ao governo. O ex-deputado articula junto com o senador a adesão do deputado federal João Maia (PR). Com ele também ficou a missão de "cortar as asas do vice", o que o democrata fez com competência.

De acordo com informações de bastidores, Carlos Augusto, temendo que Robinson Faria viesse a tutelar o governo, foi responsável pelo enfraquecimento do PSD potiguar. Carlos conseguiu impedir a filiação de quatro deputados e de vários prefeitos e vereadores à sigla, o que começou a azedar a relação do vice com o governo. O rompimento se deu quando o marido de Rosalba impediu a nomeação de Robinson, que tinha sido exonerado da Semarh, após ter assumido o governo interinamente.

A interferência de Carlos Augusto no governo divide opiniões na Assembleia Legislativa. O ex-deputado estadual é responsável pela articulação direta com a base governista. O deputado estadual Walter Alves (PMDB) credita a influência do ex-deputado à experiência que ele tem para ajudar ao governo. "Carlos Augusto tem muito a contribuir. Até pela sua experiência, ele tem colaborado bastante com o governo na parte política. Já o setor administrativo, fica com Rosalba", analisou.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), um dos principais oposicionistas à gestão do DEM, apelidou o marido de Rosalba de primeiro ministro, em referência ao mais alto cargo administrativo dos países monárquicos. Questionado sobre o poder de Carlos Augusto na gestão da mulher, o deputado disse que esse não é o fator de maior preocupação. "O que mais me preocupa na administração do DEM é porque juntaram um grupo de várias forças para ganhar a eleição sem ter um projeto de desenvolvimento para o estado", criticou.

Ex-deputado confirma papel de articulador

Carlos Augusto geralmente se recusa a dar qualquer entrevista à imprensa. No entanto, ele abriu uma exceção ontem. Em entrevista ao jornalista Carlos Skarlack, do Correio da Tarde, o ex-deputado confirmou sua participação no governo Rosalba Ciarlini. "O que eu faço é sugerir, orientar aqui e ali, pois torço para que esse governo acerte". Ele lembrou ainda que sua parceria com a governadora começou com o casamento e a relação de cumplicidade permeia até hoje.

O tom de Carlos Augusto foi o mesmo adotado por Rosalba, na última quarta-feira, quando disse que o marido continuará participando das "preocupações e alegrias" de sua gestão. "
 
fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/politica/2011/10/28/interna_politica,84341/influencia-do-marido-de-rosalba-e-tao-expressiva-que-secretarios-despacham-com-ele.shtml

Publicação: 28/10/2011 07:05 Atualização:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Policiais militares lotam a Assembléia Geral

Na assembléia geral que está sendo realizada neste momento (16:30h) os policiais militares mostraram grande interesse em mudança.

Com uma estimativa de mais de 800 participantes, a assembléia mostra que os policiais militares estão dando um basta a morosidade do Governo em relação a melhorias salariais e de trabalho.



Em breve mais notícias.

Estamos unidos e fortes com um só objetivo. Nossa vitória!

Cabo Jeoás.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Policiais militares do RN realizarão auto de avaliação nesta quinta-feira

O presidente da associação dos cabos e soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Jeoás Nascimento confirmou que os integrantes da classe realizarão nesta quinta-feira (27) um auto de avaliação visando à análise das condições de trabalho. Na ocasião, os policias militares que seguirem para os seus batalhões avaliarão se o Estado está oferecendo estrutura necessária para o que trabalho seja realizado nas ruas.

Segundo Jeoás Nascimento, o policial militar irá verificar as condições da validade nos coletes a prova de balas, do armamento disponível, as viaturas, entre outros materiais necessários para o desempenho normal da função.

Caso o policial militar encontre irregularidade em algum dos itens fiscalizados, ele deverá notificar o seu superior do problema e comunicar que não realizará o patrulhamento.

Cientista político vê risco de isolamento do governo

Ocientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, considera que a indicação de José Anselmo Carvalho para a Secretaria do Gabinete Civil mostra o isolamento do governo Rosalba Ciarlini. "Embora ela tenha hoje dois dos principais grupos políticos do Estado (PMDB e DEM) como aliados, preferiu nomear para uma secretaria chave uma pessoa que não tem atuação política e é conhecida apenas em Mossoró", destacou, referindo-se à nomeação de Anselmo Carvalho para o cargo de secretário-chefe do Gabinete Civil.

Alex RégisAntonio Spinelli alerta para a reduzida experiência política do novo auxiliar da governadoraAntonio Spinelli alerta para a reduzida experiência política do novo auxiliar da governadora
Para o professor da UFRN, o mais significativo reflexo do rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi a saída de Paulo de Tarso Fernandes do cargo no Gabinete Civil. "Ele (Paulo de Tarso) era um 'supersecretário', coordenava a política interna do governo. Era um homem que tinha autoridade, reconhecidamente um jurista competente e com experiência de articulação", comentou o cientista político.

Antonio Spinelli observou que o problema não foi a "solução caseira" encontrada pela governadora Rosalba Ciarlini, já que Anselmo Carvalho estava entre os secretários quando ela exercia o mandato de prefeita, mas o fato de que ele não é conhecido e tem pouca experiência política.

"Paulo de Tarso dava unidade ao governo. A perda foi grande. Aparentemente o novo secretário, além de não ter experiência política não tem a autoridade que tinha Paulo de Tarso", avaliou Antonio Spinelli.

O cientista político chama atenção ainda para o fato de que a nomeação de Anselmo indica o enfraquecimento da gestão. "A governadora não se sente segura, prova é que optou por uma solução caseira. Se ela tem um arco de aliança política que dá sustentação, o que se esperava era que ouvisse mais os aliados. Com essa indicação, ela se isola um pouco politicamente", destacou.

Antonio Spinelli ponderou que uma alternativa da governadora seria assumir a coordenação política da gestão. "Seria uma alternativa ela assumir essa função de coordenação política. Como chefe do Executivo, teria mais autoridade do que o atual chefe da Casa Civil", disse o professor, lembrando que era do secretário Paulo de Tarso Fernandes a responsabilidade de coordenar as demais secretarias de governo.

O professor lembrou que as mudanças em pastas chaves do governo ocorre, exatamente, em um momento de crise financeira e  diversas greves do funcionalismo em andamento.

"As áreas de saúde, educação e segurança, que são chaves, têm problemas grave e muito sérios. O Estado se endivida pelos compromissos assumidos para a Copa. Essa solução (de José Anselmo Carvalho) pode agravar a própria situação", completou.

Oposição aponta falta de diálogo

A ex-governadora Wilma de Faria avalia que as escolhas feitas para as substituições na equipe de auxiliares diretos da governadora Rosalba Ciarlini indicam que a atual administração está "cada vem mais se fechando". Para Wilma de Faria, as nomeações confirmam uma tendência "autocrática" do governo. "As mudanças são para colocar pessoas ligadas politicamente (ao grupo da governadora). Isso significa um poder de mando maior", comentou Wilma de Faria, durante entrevista ontem à rádio 96 FM.

Aldair DantasWilma de Faria considera que há uma tendência autocráticaWilma de Faria considera que há uma tendência autocrática
Wilma de Faria afirmou que as dificuldades de articulação do governo ficaram patentes também no episódio do rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). "Faltou diálogo. A governadora não conversou com o vice. Ela poderia ter chamado Robinson e falado sobre o PSD e os problemas que o partido criaria para o grupo dela, para o DEM", comentou.

O deputado estadual José Dias (PSD), durante entrevista à rádio 98 FM, evitou fazer críticas diretas às escolhas para o secretariado. Disse que não conhece bem os dois escolhidos, José Anselmo, para o Gabinete Civil, e Gilberto Jales, para Secretaria de Recursos Hídricos. Mas ele chamou atenção para o papel político e gerencial que deverá ser desempenhado na Semarh e a articulação política feita pelo Gabinete Civil.

"Se têm competência eu não sei, mas são pessoas com menos experiência no trato de uma política mais ampla. A Casa Civil precisa ser uma pessoa com competência para tratar administrativa", comentou, acrescentando que Recursos Hídricos exige capacidade gerencial. "A Secretaria (de Recursos Hídricos) indiscutivelmente tem um bom corpo técnico, experiente", completou.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, foi cauteloso ao avaliar as escolhas feitas pela governadora Rosalba Ciarlini na reforma do secretariado. "Foi uma opção (o nome de José Anselmo Carvalho para secretaria chefe do Gabinete Civil) pessoal. A gente só saberá se foi uma escolha certa a partir do desempenho dele", destacou.

Para Getúlio, Rosalba tem autonomia

O líder do governo na Assembleia, Getúlio Rego, afirma que a governadora Rosalba Ciarlini tem autonomia para fazer as escolhas sobre os rumos da administração e a nomeação dos auxiliares. "Nunca tomei conhecimento pessoal de que as decisões são determinadas por Carlos Augusto (ex-deputado estadual e marido da governadora). Ela é que tem a decisão", comentou.

O deputado do DEM, no entanto, admitiu que  não é possível negar que ele exerça algum tipo de influência, embora a decisão final seja uma atribuição de Rosalba Ciarlini. "Negar que ele tem influência nas decisões é tapar o sol com a peneira. Ela tem autonomia política, experiência, e um parceiro que a ajuda muito no campo político e nas conquistas da vida pública do Estado", disse o deputado, durante entrevista à rádio 98 FM.

Para o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Ricardo Motta (PMN), que participou da cerimônia de posse do novo chefe do Gabinete Civil e do consultor-geral do Estado, as discussões sobre a crise política no governo estão superadas e agora "é olhar para a frente"

Ele endereçou palavras de apoio à governadora Rosalba Ciarlini quando destacou que o legislativo "torce e tem convicção do sucesso de todos e do grande desenvolvimento pelo qual passa o Rio Grande do Norte". Ricardo Motta afirmou que a AL é "uma colaboradora" e que os secretários podem contar com o poder institucional dos parlamentares.

Após o discurso de Ricardo Motta, Rosalba Ciarlini destacou que a parceria do Governo com a Assembleia Legislativa é fundamental e "insubstituível". Até pouco tempo, Ricardo Motta era  liderado do vice-governador Robinson Faria, rompido recentemente com o grupo que comanda o Estado.

fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/cientista-politico-ve-risco-de-isolamento-do-governo/200575

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Wilma defende união da oposição já no primeiro turno em Natal



Uma tese começa a ganhar corpo nos partidos de oposição. Com a perspectiva de aliança do DEM e o PMDB na eleição de Natal, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) defendeu hoje (24) a união das legendas oposicionistas já no primeiro turno do pleito. 

"O ideal seria que a oposição já saísse muito forte no primeiro turno da eleição em Natal", declarou a uma das rádios da cidade.

Setores do Partido dos Trabalhadores vêem a ideia de Wilma com bons olhos.

A ex-governadora Wilma de Faria não arriscou apontar o caminho da união. "As conversas entre os partidos vão nortear as alianças", disse.

Além do PSB, PT, PDT, PRB, PCdoB e agora o PSD de Robinson Faria podem formar o bloco oposicionista.

Wilma de Faria acha importante que o vice-governador Robinson Faria se una ao grupo: “A oposição é o caminho natural de Robinson. O governo colocou Robinson na oposição. E ele será importante para fortalecer cada vez mais a oposição”, assinalou Wilma.




Lugar de Robinson agora é na oposição, diz Fátima Bezerra


A deputada federal Fátima bezerra (PT), mais uma vez, não se disse surpresa com o rompimento de Robinson Faria e o Governo Rosalba. Em entrevista ao jornal 96, desta segunda-feira (24), ela disse que a origem do rompimento se deu quando o então vice-governador decidiu organizar o PSD e o “coronel” José Agripino não aceitou.

Fátima não exita em dizer que quando Agripino deu uma entrevista, a Tribuna do Norte, ficou claro que o senador expulsou Robinson do Governo. Ficou patente que José Agripino, falava em nome do Governo. “Não se trata um aliado político dessa maneira. Um aliado que teve importante papel nas eleições de Agripino e Rosalba, mas ele foi rechaçado, despachado de forma truculenta”, ressalta.

A deputada diz que hoje está bem claro que Robinson fez uma aposta muito errada quando não aceitou ser vice de Iberê, o que todo o bloco político que compunha o partido naquela ocasião desejava. “Foi feito um esforço e trabalho para que Robinson continuasse com o bloco político liderado pelo PSB, na condição de vice, mas ele deu um passo equivocado. Usaram e abusaram de Robinson”, diz Fátima sem querer colocá-lo como único inocente da situação.

Para a deputada, Robinson agora deve estar reconhecendo os equívocos políticos que cometeu e refletindo sobre os erros. Ela cita como o exemplo o ano de 2008, quando ele apoiou a prefeita Micarla de Sousa e em 2010 ao fazer parte do grupo de Rosalba.

“O lugar de Robinson agora é na oposição. É importante ressaltar que Robinson tem sua liderança política no Rio Grande do Norte, além de ser vinculado a um partido que tem presença expressiva no Plano Nacional. Portanto, nós que fazemos o PT, assim como demais partidos queremos que o PSD venha, no Rio Grande do Norte, fazer oposição ao Governo do DEM”, pontua Fátima.

O PSD, no Plano Nacional, enfraqueceu o DEM, O Democratas que desde 2002 vem sofrendo sucessivas derrotas ao lado dos Tucanos, hoje é um partido em franca decadência e vem levando surra nas urnas, diz Fátima.

Fátima também fala sobre a entrevista do ex-secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, que foi um fato político tão marcante quanto o rompimento de Robinson, porque teve um gesto de grandeza do ex-secretário que saiu em solidariedade ao vice- governador. Para a deputada, Paulo de Tarso coloca a insatisfação que toma às ruas. A receita cresce e não se resolve a situação do funcionalismo. “É lamentável, mas, como mesmo disse o chefe da casa civil, os assuntos do Rio Grande do Norte não são decididos na Governadoria são decisões de ordem familiar”.

 


Fonte: Nominuto.com

Veja clipping sobre os rompimento de Robinson Faria e Paulo de Tarso com o Governo Rosalba

As notícias políticas do fim de semana não foram outras: a renúncia do vice-governador Robinson Faria e do chefe do Gabinete Civil do Gov.Rosa.Dem (e nome mais forte na política autoritária do Governo) estiveram em todos os jornais do Estado.

Robinson anunciou a entrega do cargo na última sexta-feira 21. No mesmo dia, Paulo de Tarso também apresentou sua demissão, alegando que sentia-se constrangido com o tratamento dispensado pelo Governo ao vice governador.

O ponto alto da crise foram as declarações de Paulo de Tarso à jornalista Thaisa Galvão: "Foram 10 meses de Governo em que as decisões foram do marido da governadora". Veja aqui.

O deputado Fernando Mineiro escreveu artigo sobre o caso, em que afirma que o rompimento de Robinson não é nenhuma novidade. "Mais do que revelador das vísceras do Governo, esse episódio expõe de forma cristalina o descaramento e a sem cerimônia com que determinados grupos políticos tratam assuntos públicos como extensões de seus interesses e humores privados", declara Mineiro. (Aqui)

domingo, 23 de outubro de 2011

PMs e bombeiros iniciam movimento 'Segurança com Segurança'


O movimento propõe que os policiais militares só cumpram seu serviço com as exigências mínimas de segurança.
Mais reunião entre o Governo do Estado e as entidades representativas dos policiais e bombeiros militares e as negociações não tiveram nenhum andamento.

O governo manteve a proposta, oferecida na reunião anterior, de implantar o subsídio, a partir de fevereiro do próximo ano, com o valor de R$ 1.818 para o soldado e reajustar para R$ 2.261 em junho de 2012. A reunião foi realizada ontem, na Consultoria Geral do Estado.

Com a intransigência do governo e a grande insatisfação da categoria, foi marcada mais uma assembleia geral para a próxima quinta-feira (27), às 14h, no Clube Tiradentes.

Nessa assembleia será deflagrado o movimento Segurança com Segurança, que propõe que os policiais militares só cumpram seu serviço com as exigências mínimas de segurança.

“A falta de estrutura e as condições de trabalho são problemas latentes e permanentes no serviço policial. Vamos distribuir cartilhas para orientar os policiais a trabalharem a segurança com segurança. Essa será uma prática a ser reforçada nos policiais daqui por diante, ou seja, só trabalhar com condições plenas para efetuar o serviço sem risco a vida do policial ou do cidadão. Caso o governo não acene com nenhum interesse em atender as reivindicações da categoria será cogitada até mesmo a paralisação das atividades”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN.
 fonte:http://www.nominuto.com/noticias/policia/pms-e-bombeiros-iniciam-movimento-seguranca-com-seguranca/78211/

aposta-errada-de-robinson-faria-nao-e-esta



Discordo completamente da pecha de ansioso com que se resolveu carimbar o vice-governador Robinson Faria, como um critério de desqualificação política. Ansioso é um eufemismo que usam para desqualificar este jovem de longo curso na política potiguar. Parece que todos estão fadados ao sem-vergonhismo, ao jogo sujo da paciência de exercitada como se fosse um hímen complacente, capaz de suportar toda e qualquer investida de estupro. O que Robinson está fazendo, talvez seja simplesmente o que precisa ser feito de vez em quando. Na política em geral e na potiguar, com especialidade, estabeleceu-se uma regra de que tudo vale a pena quando a alma é pequena.


Que é preciso se submeter a todo tipo de pressão, de chave de roda, de dominação, de exigência de submissão, de rasteira em nome da manutenção dos cargos, dos privilégios, do poder. Deste poder que muitas vezes não passa de ilusão. Um cargo, um birô, uma secretária, um cafezinho, e um processo de emperramento de todos os processos, não se deixando nada acontecer. Robinson foi procurado, assediado, paparicado e por fim, cooptado para o projeto pessoal de Carlos Augusto de voltar ao Governo do Estado que foi do pai, através da esposa. Robinson, sabia-se, era o fiel da balança. Tivesse ficado com Iberê viabilizaria a condição de disputa do então governador.


No mínimo teria levado a eleição para o segundo turno que era o pavor do rosalbismo, pois em chegando lá Iberê teria a seu favor o terceiro colocado Carlos Eduardo, unificando a base do governo Lula e reunificando assim a base de Wilma de Faria, tornando a chapa imbatível, pois finalmente Iberê teria Lula no palanque e Dilma já eleita também. Robinson, por sua vez, seria vice-governador com direito ao que Iberê estava usufruindo: assumir nove meses antes com direito e chances de reeleição para um mandato completo. Com Rosalba, na melhor das hipóteses, conseguiria uma segunda chance de mandato de vice-governador.


Mas em Mossoró até as pedras sabiam que ele era figura descartável no jogo de Carlos Augusto. Jório Nogueira, com seu estilo desabusado, avisou-lhe. Ouvi de rosalbistas que Robinson não brincaria a festa junina ao redor da fogueira do Sítio Canto, dançaria antes. Mas a crise que se abateu sobre o governo deu-lhe uma sobrevida no grupo. Na medida em que apareceu Henrique Eduardo declarando uma adesão que não era nenhuma novidade e a perspectiva da ida de João Maia, Robinson voltou a ser descartável. E começaram as provocações. José Agripino detonando o seu PSD, a longa espera para sentar na cadeira governamental, o piquete para evitar que deputados entrassem no seu partido, o esvaziamento da sua Secretaria de Recursos Hídricos e o processo de desgaste nos órgãos dirigidos por indicados seus.


E eis que o empréstimo bilionário iria dar muito fôlego a Robinson. Os olhos gordos de Carlos Augusto se debruçaram sobre as cifras obesas do porvir. Era evidente demais o descaso com a Caern de Mossoró. Se bem conheço os Rosados, o desgaste diário da Caern era uma forma de ter argumentos quando da saída do vice. Ontem mesmo, ouvi de rosalbistas: Até que enfim. Ele não é flor que se cheire. Queria fazer com ela o que fez com Wilma... O fato é que Robinson está oficialmente fora do governo. Confirmou-se a previsão desta humilde coluna: Robinson tornou-se um VNG - Vice Não Governamental. Resta saber quem vai perder mais com isto. Cá da minha banda, acho que o prejuízo maior será debitado a Rosalba Ciarlini. Como diria Canindé Queiroz: aguardemos, pois.


Fonte: Jornal de Fato

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Miguel Josino é o mais cotado para assumir Gabinete Civil

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, poderá ser o novo secretário-chefe do Gabinete Civil do Rio Grande do Norte. Há informações de que, em reunião na Governadoria, onde será tratado o novo momento do Governo após o rompimento político do deputado Robinson Faria e a saída de Paulo de Tarso Fernandes da administração, Josino será o indicado para o cargo ainda nesta sexta-feira (21)

Apesar das informações de que deverá ser o novo titular do Gabinete Civil, Miguel Josino negou qualquer contato e diz que tenha sido informado sobre a substituição no Gabinete Civil. "Não estou sabendo de nada. Isso é especulação. Não fui convidado nem comunicado de nada", garantiu.

Dois policiais militares são baleados em Assú

Leonardo Erys - repórter

Os policiais militares identificados como Rômulo e Cavalcanti foram baleados, na tarde desta sexta-feira (21) no município de Assu, interior do Rio Grande no Norte. Segundo informações da Polícia Militar (PM), eles desconfiam que os homens foram atingidos por outro soldado - ainda não identificado - que pertence a reserva da PM. O policial Rômulo encontra-se em estado grave.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar de Assú, o incidente teria sido motivado por uma discussão de trânsito ocorrida na rua Doutor Luiz Carlos, em frente ao prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), no centro da cidade. Os policiais Rômulo e Cavalcanti estavam em duas motos, quando, após um incidente, um homem que estava em uma Parati de cor azul ou verde desferiu os tiros contra os soldados.

Os policiais foram atendidos e encaminhados para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. A Polícia continua a fazer diligências no local em busca dos acusados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Denúncia contra propaganda irregular

Nesta terça-feira, 18, a assessoria jurídica do mandato do deputado Fernando Mineiro deu entrada, junto ao Ministério Público Estadual, a denuncia contra propaganda irregular e prática de improbidade administrativa do Governo Rosalba Ciarlini.
Veja denúncia aqui.
Como o parlamentar já havia denunciado em seu site e no plenário da Assembleia Legislativa, o Governo do Estado veiculou propaganda em que afirmava a contratação de 600 policiais para o recém-criado 12º Batalhão de Policia de Mossoró.
Trata-se de informação inverídica. O que aconteceu de fato foi a transferência de 228 praças do efetivo da 2º BPM de Mossoró e nenhuma nova contratação. Veja boletim interno que trata da transferência.
Segundo o jornalista Carlos Santos, o 2º BPM já trabalhava com apenas 40% do efetivo necessário, ficando ainda mais desfalcado com a transferência. Veja aqui.
Leia trecho da denúncia:
"Veicular propaganda cujo teor é desprovido de veracidade, buscando apenas promoção pessoal ou da gestão do agente público, atentando inclusive contra o princípio da moralidade administrativa e desvirtuando o princípio da legalidade, termina-se por configurar a prática de improbidade administrativa".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

REUNIÃO QUINTA-FEIRA

LOCAL: TIRADENTES
DIA: 20/10/2011
HORARIO:18:30HS

Serão passadas todas as informações referentes à nossa situação.


ATT:RIVAILTONA SANTANA

Lei de Responsabilidade Fiscal.

O descumprimento do acordo proposto pelo Governo do Estado com os servidores da administração direta e indireta e as sucessivas greves é o tema da terceira edição do Videoblog do deputado Fernando Mineiro.

No vídeo, o deputado afirma que o governo vem tratando o servidor de maneira muito dura. “O discurso depois da posse mudou totalmente. Logo no início, o governo se recusou a pagar o plano de cargos”, disse.

Outro detalhe que Mineiro lembra é que os servidores foram enganados pelo Governo. “Eu venho aqui dizer que o governo Rosalba deveria mudar a postura que adota com os servidores do estado”, disse.

Para Fernando Mineiro, o governo não fez nada para melhorar o problema da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Além de ser uma questão financeira, temos uma questão de estilo. O governo Rosalba tem a concepção de não valorizar, de não apoiar o serviço público”.


POR ISSO NÓS PEDIMOS, GOVERNO DO RN! PRÓXIMAS ETAPAS JÁ.

Se um supermercado faz propaganda enganosa, pode responder pela mentira, conforme a lei. E se o Governo do Estado faz o mesmo, não ocorre nada?
Governo do Estado do Rio Grande do Norte despeja milhares de reais em propaganda, dizendo que o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mossoró tem 608 homens. Mentira deslavada.
O Rio Grande do Norte, segundo o comandante geral da PM, coronel Araújo, tem déficit de quase 4 mil policiais militares. Como Mossoró recebeu 608? Absurdo.
O que o Estado propaga é carregado de cinismo, desrespeito ao dinheiro público e um insulto à sociedade. Ontem morreram mais duas pessoas. Um pobre garçom e outra vítima foi identificada como Kaio Cesar Pereira de Lima, 18 anos. Hoje serão mais quantos? O Governo do Estado – no projeto de orçamento para 2012 – prevê aumento de 120% em recursos para a propaganda. Se for para enganar, é um crime sem perdão, inaceitável.
Rivailton Santana, presidente da comissão dos alunos convocados, que aguardam o ingresso na Academia de Polícia, não entendem por que ainda não ocorreu a convocação. “Antes da criação do deste novo batalhão e pede o apoio da sociedade potiguar no intuito de cobrar explicações de nossa governadora.
Aguardamos o desenrolar de toda esta situação com a esperança e o pouco de fé que ainda nos resta na nossa administração pública. Alertamos para o que está acontecendo, não precisamos ser especialistas em segurança pública para que notemos que este é apenas o estopim para uma situação caótica que está por vir. Torçamos para que o nosso Rio não se torne em breve um Rio de Janeiro! 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Audiência pública discute impasse na convocação dos 824 suplentes da PM






Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A entrada dos suplentes da Polícia Militar, como o terceiro interessado na ação ajuizada pelo Ministério Público contra o governo, no tocante ao prazo de validade do concurso, foi a orientação dada pelo Procurador Geral do Estado Miguel Josino, em audiência pública realizada esta tarde na Assembleia Legislativa, como uma solução para que os 824 sejam convocados.
“A orientação do governo é encontrar uma solução. É preciso que seja feita uma mobilização dos suplentes junto ao Poder Judiciário, para se encontrar a possibilidade de jurídica de fazerem parte do processo. Afirmo que quando o projeto chegar à Procuradoria terá parecer favorável”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, que participou da abertura da audiência disse que a posição da Casa é de apoio e solidariedade e que o desejo é o mesmo do governo. “O nosso desejo é que os concursados se incorporem à Polícia Militar”, disse.
A audiência pública, numa iniciativa do deputado Fábio Dantas-PHS, contou com a participação dos parlamentares George Soares, Tomba Farias, Fernando Mineiro, Márcia Maia e Larissa Rosado e de representantes de entidades policiais Rivailton, Jeoas e dos convocados do concurso que lotaram o auditório.

No final, o deputado Fábio Dantas apresentou duas sugestões. Uma, que a governadora responda se tem interesse ou não em prosseguir com as etapas do concurso. A outra, se não houver interesse, que cada interessado entre com uma ação popular em vários municípios do Estado, pedindo a continuidade do certame.

Publicação: 17/10/2011 18:27 Atualização:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

É AGORA OU NUNCA!!!!!! DIA 17/10

 
VAMOS MOSTRAR A CARA! MOSTRAR OS 824 CONVOCADOS DA PMRN PARA SOCIEDADE POTIGUAR, ESSA SERÁ A NOSSA ULTIMA OPORTUNIDADE DE TENTAR UMA RESPOSTA JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO, NÃO HÁ MAS TEMPO A PERDE, TEMOS QUE CHAMAR TODOS ,MULHERES, FILHOS, MÃES, PAIS ,TIOS EM FIM TODOS QUE POSSAM NOS AJUDAR NESTA RETA FINAL.

VAMOS NOS REUNIR EM BAIXO DO VIADUTO DO BALDO E SAIREMOS AS 12:00HS SUBINDO PELA AV. RIO BRANCO ATÉ A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ONDE IRA ACONTECER NOSSA AUDIÊNCIA PUBLICA. LÁ TEREMOS OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR PARA TODO ESTADO DO RN O QUE VER SENDO FEITO COM OS 824 PAIS DE FAMÍLIAS ABANDONADOS A PRÓPRIA SORTE.

DESTA VEZ NÃO SERÃO ACEITAS DESCULPAS, É AGORA OU SÓ NO STF.

AMIGOS! O MUNDO ESTA NAS MÃOS DAQUELES QUE TEM CORAGEM DE LUTAR E CORRER RISCOS PARA REALIZAR SEUS SONHOS!!

ATT; RIVAILTON SANTANA

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Por Eliana Lima


Em meio à ‘herança maldita' propalada pelo Governo Rosa(do), um dado, digamos assim, revelador não tem sido divulgado.

Existem recursos disponíveis em contratos de repasse e convênios para obras de saneamento, estradas, habitação, adutoras, a escola de governo que se eleva como o maior prédio do Centro Administrativo...

...falido...

Os próprios balanços divulgados pelo atual governo mostram que, além destes recursos vinculados a obras e projetos específicos, há outros bastante vultosos.

A coluna teve acesso ao print da comprovação do saldo extraído dos balanços do Estado. Sabe quanto tem disponível ou em aplicações financeiras no Instituto de Previdência? Coisa de R$ 300 milhões. Isto mesmo, um terço de bilhão de reais.

...assim

Ou seja, não convence mais um ano com o Elefante parado só chorando miséria.

Olho vivo...

Da série gastos curiosos, chamou a atenção da Vespinha-Astuciosa os quase R$ 5 milhões que o Governo teve em setembro passado com o tal Fundo Garantidor para as parcerias público-privadas.
Ao mostrar o gasto a um especialistas em contas públicas, ele lembrou à coluna que o 'Fundo' foi constituído para reunir ativos (bens e direitos) necessários a garantir o pagamento das contraprestações assumidas pelo Estado para a construção do Arena das Dunas, mas só a partir do terceiro ano de funcionamento do estádio.

...faro fino

E observou que não havia previsão de qualquer desembolso do erário nesta fase das obras, “até porque o dinheiro teria como origem o empréstimo de 400 milhões em fase de aprovação no BNDES, e os recursos próprios da empresa contratada, que assumiu o risco do investimento".

Comentou: - “É de se estranhar valor tão elevado, nesta fase dos acontecimentos, sendo pago".

» Saúde...

Presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins foi ao Twitter apelar para quem soubesse de um ecocardiograma móvel para alugar.

Motivo: o vereador Chagas Catarino, que sofreu grave acidente de automóvel na estrada, necessitava urgente do exame e o do Walfredo Gurgel não funciona a contento, nem ele podia ser removido.

Conseguiram.

...que clama

A mesma sorte não têm outros pacientes. Óbitos e deficiências para o resto da vida se somam.

Existem hoje várias pessoas à espera de exame de Ressonância Magnética para se submeter à cirurgia de coluna. Como se sabe, o tempo urge para impactos na coluna...

Como não há o equipamento no WG, aguarda-se pelo procedimento numa clínica particular. Alguns pela impossibilidade de remoção.

Desatenção

Enquanto isso, o governo, além de cortar recursos para a saúde no Orçamento de 2012, destina ínfimos cerca de R$ 64 milhões do empréstimo que tomará ao Bird.

Enquanto isso, contemplará a Secretaria de Agricultura com mais de R$ 240 milhões; consultorias com mais de R$ 50 milhões...

Subserviência

Enquanto isso, os nobres deputados governistas, mais Gustavo Carvalho, que contrariou a orientação do seu partido, o PSB, votaram contra o substitutivo do colega Agnelo Alves (PDT) que redistribui os valores, injetando mais na saúde, na educação...e incluindo as secretarias ausentes na proposta original: Segurança e Recursos Hídricos.

Os rosa(l)distas votaram tal-qual o governo mandou.

O...

Após as manobras vitoriosas para a AL aprovar o projeto original do governo que alija a Secretaria de Recursos Hídricos, comandada pelo vice-governador Robinson Faria, um governista comentou: - "Robinson deveria aproveitar esses dias no exercício do Governo para dar o troco".

...Momento

Continuou: - “Caneta cheia, deveria nomear os delegados, convocar os mais de 800 suplentes da Polícia Militar, assinar os planos de cargos e salários, retomar as gratificações cortadas e, ainda por cima, nomear o novo conselheiro do Tribunal de Contas".
Explica: - “Ganharia um cargo no TCE, ficaria bem na fita com os servidores e deixaria Rosalba sem ter como explicar a revogação dos atos".

Imediatamente

Mais rápido que ligeiro, outro soltou: - “E se Rosalba decidir não mais passar o cargo para ele, terá que passar os próximos anos sem viajar".

Alerta

Filha da ex-governadora Wilma de Faria, a deputada Márcia Maia não deixou por menos com a aprovação. Lembrou que com o empréstimo, o governo mostra que a situação financeira do Estado não é de tal penúria chorada pelo governo, a contar a capacidade de endividamento.

Conhecimentos

Três neurocirurgiões potiguares desembarcam hoje em Milão, Itália.

Zaigler Fernandes, Márcio Rama-lho e Nilson Pinheiro vão participar do Eurospine National Congress.

Vão saber das últimas em 'Cirurgia da Coluna Minimamente Invasiva', participar de curso de ozônio em doença de disco, etc e tais.

Relax

Depois do congresso, hora do passeio merecido.

Zaigler vai rever os amigos em Lisboa (Portugal) e fazer um circuito pelo Principado de Liechtenstein e por Lugano (Suíça).

Aplausos...

Além do talento inquestionável, o ator-global Alexandre Borges surpreendeu pela sua simpatia, anteontem, no Jobim, onde soltou a voz em 'Poemas Bar', versejando Vinícius de Morais e Fernando Pessoa.

Depois da apresentação, rendeu até altas horas na calçada, dividindo mesa com Hilneth Correia, Alexandre Capistrano, Alcina Holanda, a cantora Sílvia Sol...

...por favor

A todos os flanelinhas que pediram autógrafo, atendeu sorridente.

Ao vendedor das obras do artista plástico Assis Fernandes, disse que a mulher, a atriz Júlia Lemmertz, adorou os dois com imagens de Cristo que ele comprou.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/coluna/2028/data/12-10-2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Propaganda enganosa vende falsa segurança pública



Se um supermercado faz propaganda enganosa, pode responder pela mentira, conforme a lei. E se o Governo do Estado faz o mesmo, não ocorre nada?
Governo do Estado do Rio Grande do Norte despeja milhares de reais em propaganda, dizendo que o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mossoró tem 600 homens. Mentira deslavada.
O próprio prédio alugado à saída da cidade, na BR-304, sentido Mossoró-Natal, não tem condições de abrigar 600 homens. O Estado apenas dividiu o 2º BPM, que já existia, aumentando gasto no sentido de fabricar uma falsa sensação de investimentos em segurança pública. Só.
Na prática, existe quantitativo menor de policiais nas ruas, graças também a essa fantasia burlesca.
O Rio Grande do Norte, segundo o comandante geral da PM, coronel Araújo, tem déficit de quase 4 mil policiais militares. Como Mossoró recebeu 600? Absurso.
No dia 12 de agosto último, numa conversa telefônica com o coronel Araújo, ele me afirmou taxativamente que o 12º Batalhão teria cerca de 80 homens, para gradualmente chegar algo em torno de 200. Veja AQUI. Confio no coronel. As informações que possuo, sobre ele, realçam um perfil de homem sério, reputação ilibada e que detém pleno respeito em meio à tropa.
A publicização de seus atos é princípio do serviço público, mas não a propaganda enganosa, fajuta, criminosa, com intuito de ludibriar o cidadão. Isso é falta de respeito, uma postura criminosa, com verniz nazista. Faz-se a velha aposta de que uma mentira pode ser repetida exaustivamente, até ganhar status de verdade.
O Ministério Público tem o dever de agir, questionando a informação, cobrando lisura na propaganda. Se visitar o 12º BPM vai constatar isso. Se pedir ao seu comandante a relação do pessoal que está destacado no local, com horários etc., não terá dificuldade em identificar a enganação.
Ações quixotescas
É espalhada uma ideia, para o RN, de que em Mossoró há segurança, reforço militar, quando não é verdade. Não chegou um único policial em reforço à segurança pública, na condição de efetivo, neste 2011. Ocorreram ações quixotescas e pirotécnicas, para “inglês ver”.
Do ano passado para os primeiros meses de 2011, o 2º BPM perdeu cerca de 270 PM´s que se transferiram para outras cidades.
A propaganda séria, honesta, que informa, presta utilidade pública e cientifica ações do poder público, precisa ser incentivada. Essa, não. O que o Estado propaga é carregado de cinismo, desrespeito ao dinheiro público e um insulto à sociedade.
O 2º BPM de Mossoró tinha cerca de 40% do efetivo que precisaria. Com a divisão para o 12º BPM, deve estar com 20% e uma tropa sobrecarregada.
Os PM´s, em Mossoró, estão submetidos a um regime de maus-tratos, com cargas de trabalho desumanas, poucos veículos e combustível. A remuneração, sabemos, não é lá essas coisas, diante da obrigação de ser o escudo, o anteparo do contribuinte.
Em entrevista à TV Mossoró e FM 93, no final do mês passado, a própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse textualmente que o 12º estrearia com 600 homens. Falou com a naturalidade e segurança de quem sabe que não seria contestada. E não foi. Pelo menos ao vivo, no ar.
Até quando a sociedade vai aceitar ser enganada de forma tão vil? Ontem morreram mais duas pessoas. Um pobre garçom e um bandido. Hoje serão mais quantos? O jornalista Cézar Alves – que narra esse mais novo episódio de violência urbana (AQUI) – assinala que chegamos a 165 homicídios. Por enquanto.
O Governo do Estado – no projeto de orçamento para 2012 – prevê aumento de 120% em recursos para a propaganda. Se for para enganar, é um crime sem perdão, inaceitável. Se for utilizada para informar, esclarecer e prestar contas, sob o alicerce da verdade, atenderá à lei e ganhará uma aura de responsabilidade.

fonte:http://blogcarlossantos.com.br/propaganda-enganosa-vende-falsa-seguranca-publica/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Assembléia legislativa novamente.

Hoje foi dado mais um passo para nossa vitoria, não podemos desistir ,temos que manter esta união conseguimos a formação da comissão de deputados formada por um líder de cada bancada,quinta-feira haverá uma reunião na assembléia legislativa para traçar os rumos,e como esta comissão vai trabalhar junto ao governo em busca de nossa convocação,por este motivo temos a obrigação de comparecermos novamente nesta data e pressionar para que as coisas realmente aconteçam.

Agradeço desde já a todos que hoje Lá estivaram, mais não vencemos ainda esta luta,quinta-feira dia 13/10/2011 as 9:30 temos que lotar a assembléia legislativa novamente.

Conto com a presença de todos para juntos brigarmos por nossos sonhos.



ATT;RIVAILTON SANTANA

domingo, 9 de outubro de 2011

PCC ganha força no Nordeste com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro


Está na UOL reportagem sobre a facção no Nordeste, a reportagem livrou apenas o Piauí e o RN, mas aqui nós sabemos que eles já estão. Segue:
A explosão da violência do Nordeste nos últimos anos é marcada por um fenômeno recente, mas que se tornou um dos maiores desafios para a segurança pública: as organizações criminosas do Sudeste que montaram “filiais” do crime na região. Primeiro, a maior preocupação era com o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. Hoje o problema responde basicamente por três letras: PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo.
Investigações das polícias estaduais e da Polícia Federal indicam uma atuação marcante do grupo paulista, já apontado como responsável pela distribuição de boa parte da droga que chega à região e da lavagem de dinheiro. Sete Estados do Nordeste prenderam, este ano, integrantes do PCC. Apenas no Piauí e no Rio Grande do Norte não houve registros –coincidentemente os dois Estados com a menor e a terceira menor taxa de homicídios do Nordeste, respectivamente.
Por serem mais pobres e de estruturas policial e judicial precárias, os Estados nordestinos passaram a viver estatísticas ainda piores que as encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 90.
Para especialistas, com o “aperto” policial no Rio e em São Paulo –que dominavam o ranking de violência–, os grupos criminosos subiram no mapa nacional e ramificaram a atuação onde o aparelho estatal se aparentava mais frágil. Hoje, o Nordeste tem a maior taxa de homicídios entre as cinco regiões do país.

Entre 1998 e 2008, segundo dados do Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, o Nordeste viveu aumento de 78% na taxa homicídios para cada 100 mil habitantes, que saltou de 18,5 para 32,1. O país fechou 2008 com média de 24. Nesse período se multiplicaram casos de investigações que apontaram atuações de grupos criminosos de outras regiões no Nordeste.

Atentados suspeitos

O último episódio que chamou a atenção das autoridades ocorreu no Rio Grande do Norte. Na tarde do último dia 16 de setembro, sete ônibus e um veículo de transporte complementar foram atacados por homens armados, que picharam os carros com a sigla PCC e, em seguida, incendiaram parcialmente os veículos. Ninguém ficou ferido.
Apesar dos atentados coordenados e que pararam Natal por uma tarde, o Estado afirma que não se trata ainda de uma prova da atuação do PCC. “Não temos criminosos representando grupos, temos alguns oportunistas que se dizem membros de facções, porém, não localizamos suas ramificações. Os serviços de inteligência das Polícias Civil, Militar e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, com o Sistema Penitenciário, monitoram toda e qualquer movimentação de grupos ou criminosos que se dizem ligados a estes”, informou o secretário potiguar Aldair da Rocha.

Prisões

Sete Estados nordestinos registraram prisões de integrantes do PCC em 2011, alguns considerados líderes do tráfico de drogas. Foi o caso da Bahia. Em junho, o Estado lançou m baralho com fotos dos criminosos mais procurados. Até o dia do lançamento, o “ás de ouro” era Fagner Souza da Silva, o “Fal”.
Segundo a Polícia Civil baiana, ele era responsável pela conexão com PCC para o tráfico de drogas no Estado. Poucos dias depois, a polícia também prendeu Wellington Santana Leal, apontado à época como elo do PCC na distribuição da cocaína na região metropolitana de Salvador.
Em Pernambuco, a Polícia Federal confirmou a atuação do PCC durante a operação Retomada, deflagrada em fevereiro. A ação, que contou com 16o policiais, desarticulou um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava no sertão de Pernambuco e do Ceará. Treze pessoas foram presas, sendo uma delas a que fazia o elo com a organização criminosa paulista.
Já no Ceará, Alexandre de Sousa Ribeiro e Francisco Fabiano da Silva Aquino eram considerados acusados de integrarem umas das quadrilhas mais perigosas do Estado. Eles foram presos em março, no Estado do Maranhão. Segundo a polícia cearense, eles enviavam 20% do que arrecadavam com crimes para o PCC. Em contrapartida, a dupla recebia apoio logístico do grupo para atuar na região Nordeste.