terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fuga de Alcaçuz revela os retratos do caos na segurança pública do RN


Dois retratos: Um do caos que se transformou a segurança pública no Rio Grande do Norte e outro dos atos do Governo para tirar de suas costas a responsabilidade pelo caos.

Não sei o que é trágico: se o caos ou esta tentativa de transferir a responsabilidade.

Fugiram mais de 40 presos de Alcaçuz - Estado não tem a menor noção de quantos e quem são estes presos. Divulgou uma lista, mas não sabe se é real. Não explicam o que aconteceu.

A fuga em massa (a maior da Alcaçuz) foi descoberta porque a PM prendeu três homens suspeitos perambulando na praia e descobriu que eram presos da Alcaçuz.

É evidente que a fuga aconteceu porque Alcaçuz tem poucos agentes penitenciários (apenas 20 para cuidar de 700 presos), não tem estrutura de trabalho e são poucos PMs dando cobertura na área externa e nas guaritas.

A culpa é do Estado, porque existem 600 agentes penitenciários concursados e o Estado poderia parar de mentir um pouco e convocá-los. É uma questão emergencial. Existem também 509 Policiais Civis concursados e outros 824 PMs suplentes.
Também seria covardia dizer que não tem recursos para comprar equipamentos para o funcionamento da Alcaçuz, diante de um excesso de arrecadação de R$ 330 milhões só de ICMS em 2011. As outras fontes também bateram recordes.

A culpa do Estado está tão evidente, que as celas de onde os presos fugiram se quer tinham cadeados. Que tipo de prisão de segurança máxima não tem cadeados nas celas?

Mas, numa tentativa de transferir a responsabilidade, o Estado demitiu o diretor da Alcaçuz e o diretor do sistema penitenciário estadual e chamou outros dois.

Indiretamente apontaram o ‘dedão sujo’ na direção daqueles que menos tem culpa.

Agora vamos conviver com a idéia de mais de 40 presos perigosos transitando nas ruas e com a sensação de que o Estado está a todo tempo tentando nos fazer de besta.

fonte:http://www.nominuto.com/blog/retrato-do-oeste/fuga-de-alcacuz-revela-os-retratos-do-caos-na-seguranca-publica-do-rn/28917/
 

2 comentários:

  1. É incrivel o cãos que se encontra a segurança publica no RN, isso sem mencionar as demais areas(educação, saúde e etc).Acredito que o RN como um todo, esta prestes a se transformar numa Natal, com uma administração mediocre, irresponsavel, negligente e incoerente com seu discurso e as propagandinhas enganozas que tentam ludibriar a opinião publica potiguar, visando mascarar a real situação do Estado.
    Creio que o eleitor potiguar, esta profundamente arrependido por ter creditado a dona Ciarline o seu voto de forma tão expressiva, para depois disso ver o RN governado por seu marido o qual o povo se quer votou, pois ja esta bem escancarado que por traz desta Rosa existe o jardineiro manipulador, que faz dela e do RN o que bem entende e ela como uma mulher submissa esta fazendo tudo que ele quer.
    Se arrependimento matasse, mais da metade do eleitorado potiguar ja teria morrido, se bem que isso não se faz necessario, ja que o Estado, tem feito isso aos poucos, pois saude, segurança e educação esta um cãos e o povo vai morrendo aos poucos.
    Finalizando este meu comentario, mando meu recado a vocês CONVOCADOS DA POLICIA MILITAR:
    Não desistão da luta! sei que a convocação de vocês é justa e urgente, mas isso não vai sanar o problema da segurança no RN, todavia ja daria uma certa amenizada na situação da segurança e pelo menos deixaria este Estado "sem dinheiro" livre para fazer um outro concurso e pegar uns trocadinhos, afinal "ele esta precisando" tadinho do RN.
    Cordialmente;
    O eleitor arrependido.

    ResponderExcluir
  2. O estado vai fazer outro concurso para soldado da PM, com um sob judíce, com uma única finalidade - fazer caixa para aumentar suas bases aliadas com a eleição de prefeitos e vereadores no interior do estado.
    O que mais me deixa besta é ver como tem gente que é ingênua e acredita naquela conversa mole de "limite prudencial".
    Só de empréstimo este ano o FMI injetou mais de 400 Mi no RN, fora o que tá chegando de recursos através do Governo Federal via PAC I e II. Em ambos o RN está inserido e aí estamos falando de bilhões.
    Além do que em 2011 o governo bateu recorde na arrecadação tributos – fato muito bem noticiado na mídia potiguar.
    Uma pena que esses recursos certamente serão escoados com vistas a garantir ampliação da base governista e continuidade do massacre a população do RN.
    Só para se ter uma idéia de como a coisa se procede. Nos quadros do governo do estado hoje, já temos uma quantidade mais do que suficiente de engenheiros de carreira, para realizar as fiscalizações de obras no estado.
    Mas no intuito de canalizar recursos para empresários que provavelmente auxiliarão o caixa do governo para eleição 2012, condição 'sine qua non' provavelmente os empresários não receberão seus recursos, e pagarão seus contratados, o governo do estado abriu licitação para um contrato milionário para contratação de 12 engenheiros e 10 técnicos auxiliares para fiscalização das obras da copa.
    Este contrato gira em torno mais 1,5 milhões de reais - isso para um contrato de um ano com vinte e dois profissionais.
    Só para se ter uma idéia - estipulou-se o pagamento de mais de 5 mil para um engenheiro.
    O que é quase 3 vezes o salário de um Soldado PM concursado.
    Com o valor total deste contrato meus companheiros, o governo poderia pagar mais de um mês de folha dos 824 homens que, assim como eu, aguardam a contratação no estado que se diz falido.
    E olhem que só estou falando de um contrato, provavelmente um dos menores para realização da copa - e falo com propriedade, uma vez que tive a oportunidade de ver todo o processo licitatório e inclusive montar um recurso administrativo neste processo.
    Amigos pensemos e repensemos nossa maneira de agir. Temos que sair da defensiva e trabalharmos estratégias mais eficientes para ampliar e garantir o apoio a nossa causa e a causa pública chamada INSEGURANÇA NO RN!
    IRAMAR FELIX
    CONCURSADO DA PM/RN

    ResponderExcluir