sábado, 6 de agosto de 2011

PARABÉNS RONALDO POR ESTE EXEMPLO

Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não consegue resolver o problema de desabastecimento nos postos e hospitais da rede, medicamentos  vão parar no lixo. Na manhã de ontem, garis da Urbana encontraram 103 ampolas de insulina Insunorm R, utilizadas em pacientes com diabetes mellitus, além de 16 frascos do anestésico Provive 1%, cuja substância ativa é o propofol. Os medicamentos perderão a validade somente entre abril e maio do ano que vem.
alberto leandro


Além dos produtos de uso restrito dos hospitais, foi encontrado um par de botas brancas, do mesmo modelo utilizado por profissionais da área médica. Os itens estavam ao lado de uma caçamba de lixo na Cidade da Esperança, por trás do Detran, encobertos por outros itens descartados no local. Sobre o assunto, a posição oficial da SMS é de que não tinha conhecimento do caso e iria apurar os fatos. Atualmente, a insulina é um dos medicamentos cuja falta nos postos de saúde municipais, é recorrente.

De acordo com levantamento da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), responsável pela distribuição desse tipo de remédio aos municípios, as ampolas de insulinas encontradas ontem, fazem parte do último repasse feito à Secretaria Municipal de Saúde, no dia 15 de julho passado. Já a origem e o destino dos anestésicos não foram esclarecidos.

O secretário adjunto de Gestão de Trabalho e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde da SMS, Fernando José Dias, foi procurado pela TRIBUNA DO NORTE. O objetivo era que ele comentasse se foi constatado o desaparecimento de produtos do almoxarifado da SMS ou de alguma unidade de saúde administrada pelo Município.

A assessoria de imprensa da Secretaria informou, entretanto, que Fernando Dias havia sido exonerado no início desta semana. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município. Nenhum funcionário do Departamento de Logística e Suporte (DLS), que com a saída de Fernando Dias ficou sem diretor, quis comentar o assunto.

 Além do DLS, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi consultado para esclarecer se os itens que foram encontrados no lixo estão acondicionados nos galpões do Nuplam, conforme contrato de gestão e regulação de alguns medicamentos estabelecido com a Prefeitura de Natal. O diretor do Núcleo, Carlos Lima, afirmou que o Insunorm R e o Provive 1%, não fazem parte da lista de remédios regulados pela instituição. Somente na próxima semana, a SMS irá se posicionar sobre o caso.
fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/medicamentos-encontrados-no-lixo-sao-do-municipio/191316

Um comentário:

  1. JUSTIÇA DETERMINA CONVOCAÇÃO DE 692 INSPETORES PENITENCIÁRIOS DO CONCURSO DE 2003.

    Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2011.

    JUSTIÇA DETERMINA CONVOCAÇÃO DE 692 INSPETORES PENITENCIÁRIOS DO CONCURSO DE 2003.

    Meus Amigos.

    Após cinco anos de tramitação, a ação popular, patrocinada graciosamente pelo meu gabinete parlamentar, envolvendo os concursos públicos de 2003 e 2006 para Inspetor Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, foi julgada pela Juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública.

    A decisão não anula o concurso de 2006, mas apenas as últimas 692 nomeações de candidatos oriundos deste concurso e estabelece que estas vagas sejam preenchidas, em igual número e seguindo a ordem classificatória, pelos aprovados no concurso público realizado em 2003 para o mesmo cargo, que haviam sido preteridos. (veja a decisão na íntegra)

    Antes da realização do concurso de 2006 busquei todos os caminhos possíveis, políticos e judiciais, para evitar que o Estado, ilegalmente, o realizasse, pois havia outro concurso, o de 2003, ainda em vigor e com centenas de candidatos aguardando a tão concorrida e sonhada vaga no serviço público. Sem êxito, ele foi realizado mesmo assim e os candidatos aprovados – que não têm culpa pela irresponsabilidade e incompetência do Estado – foram nomeados.

    A referida decisão judicial também “veda expressamente o desvio de Policiais Militares de suas funções constitucionais para o exercício do cargo de agentes penitenciários”.

    Espero, com esta vitória no Judiciário, que o instituto do concurso público seja fortalecido e volte a ser sinônimo de respeito e garantia de lisura a todos aqueles que dedicam tempo e recursos financeiros para ingresso numa função pública no Rio de Janeiro.Isso companheiros mostra que nós estamos mais do que certo, e que nossa vitória e uma questão de tempo, essa batalha que foi ganha por esses guerreiros retrata muito a nossa batalha tambem, pois o governo sabe que nos temos direiro de seguir no concurso não adianta buscar meios para nos anular pois Deus está do nosso lado e a justiça tambem.

    ResponderExcluir