sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Influência do marido de Rosalba é tão expressiva que secretários despacham com ele

De Allan Darlyson para o Diário de Natal
Tido como um dos maiores articuladores políticos do Estado, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) é hoje um dos personagens mais polêmicos da política do Rio Grande do Norte. A influência que ele exerce sobre a administração da sua mulher, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), causa curiosidade entre os eleitores e críticas da oposição. O papel de Carlos Augusto, a eminência parda da gestão de Rosalba, ficou evidenciado após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o governo. Ao anunciar o fim da aliança com o DEM, Faria responsabilizou Augusto pelas ações que o levaram a romper.

Calmo, de poucas palavras com a imprensa e sempre presente em todas as conversas políticas, Carlos Augusto é apontado como detentor das decisões mais importantes da administração. Esse poder foi confirmado pela própria governadora, ao afirmar textualmente: . "Há 42 anos, ele é um grande companheiro, meu marido e amigo. Ele vai continuar sendo também uma pessoacom quem eu vou dividir as preocupações e as alegrias".

De acordo com o ex-secretário do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes, Rosalba despacha em casa para que o marido possa participar de todas as definições. Ele contou que ordens do governo ao secretários são passadas por ele. Inclusive, a governadora, segundo Paulo contou, chegou a mandá-lo despachar com Carlos. "Foram 10 meses em que todas as decisões foram tomadas pelo marido da governadora", definiu Paulo de Tarso.

Após revelar os bastidores da administração, o ex-secretário pediu desculpas ao casal e afirmou que havia ingerido bebida alcoólica antes de dar as declarações. No entanto, suas informações foram confirmadas até por outros secretários da administração, que pedem sigilo. Um ex-auxiliar de Rosalba informou que Carlos é responsável por várias nomeações da gestão da mulher. Ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Faria, ao anunciar o rompimento, disse que chegou um dia para despachar com a governadora e ela o mandouprocurar o seu marido. Isso, segundo fonte ligada à administração estadual.

Uma fonte governista, que pediu para não ter o nome revelado, informou que o ex-deputado estadual tem até uma secretária particular, responsável por formular sua agenda e marcar as audiências de deputados, prefeitos e secretários com ele. Sempre requisitado, o marido da governadora, informou a fonte, muitas vezes despacha com os secretários sem a presença da gestora, tomando decisões e dando ordens diretas. "Tem gente que passa meses tentando falar com ele sem ser ter acesso. Ele resolve muitas questões da gestão, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos", destacou a fonte.

Em Mossoró, cidade administrada por Rosalba Ciarlini em três mandatos, o ex-deputado ganhou o apelido de Ravengar, um bruxo imortalizado na teledramaturgia, devido ao poder que tinha nas gestões de sua mulher. No governo do estado não é diferente. Bastou a primeira crise política do governo para Carlos Augusto, que costuma ficar nos bastidores,aparecer como protagonista. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, confirmou que o ex-deputado, mesmo sem ter nenhum cargo público, é responsável por toda a articulação política do governo. Para ele, que trabalha com o casal desde a prefeitura de Mossoró, isso é natural.

Marido da governadora é quem faz a articulação com deputados

O ex-deputado participou das conversas junto com o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, para atrair o apoio do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) e da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa ao governo. O ex-deputado articula junto com o senador a adesão do deputado federal João Maia (PR). Com ele também ficou a missão de "cortar as asas do vice", o que o democrata fez com competência.

De acordo com informações de bastidores, Carlos Augusto, temendo que Robinson Faria viesse a tutelar o governo, foi responsável pelo enfraquecimento do PSD potiguar. Carlos conseguiu impedir a filiação de quatro deputados e de vários prefeitos e vereadores à sigla, o que começou a azedar a relação do vice com o governo. O rompimento se deu quando o marido de Rosalba impediu a nomeação de Robinson, que tinha sido exonerado da Semarh, após ter assumido o governo interinamente.

A interferência de Carlos Augusto no governo divide opiniões na Assembleia Legislativa. O ex-deputado estadual é responsável pela articulação direta com a base governista. O deputado estadual Walter Alves (PMDB) credita a influência do ex-deputado à experiência que ele tem para ajudar ao governo. "Carlos Augusto tem muito a contribuir. Até pela sua experiência, ele tem colaborado bastante com o governo na parte política. Já o setor administrativo, fica com Rosalba", analisou.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), um dos principais oposicionistas à gestão do DEM, apelidou o marido de Rosalba de primeiro ministro, em referência ao mais alto cargo administrativo dos países monárquicos. Questionado sobre o poder de Carlos Augusto na gestão da mulher, o deputado disse que esse não é o fator de maior preocupação. "O que mais me preocupa na administração do DEM é porque juntaram um grupo de várias forças para ganhar a eleição sem ter um projeto de desenvolvimento para o estado", criticou.

Ex-deputado confirma papel de articulador

Carlos Augusto geralmente se recusa a dar qualquer entrevista à imprensa. No entanto, ele abriu uma exceção ontem. Em entrevista ao jornalista Carlos Skarlack, do Correio da Tarde, o ex-deputado confirmou sua participação no governo Rosalba Ciarlini. "O que eu faço é sugerir, orientar aqui e ali, pois torço para que esse governo acerte". Ele lembrou ainda que sua parceria com a governadora começou com o casamento e a relação de cumplicidade permeia até hoje.

O tom de Carlos Augusto foi o mesmo adotado por Rosalba, na última quarta-feira, quando disse que o marido continuará participando das "preocupações e alegrias" de sua gestão. "
 
fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/politica/2011/10/28/interna_politica,84341/influencia-do-marido-de-rosalba-e-tao-expressiva-que-secretarios-despacham-com-ele.shtml

Publicação: 28/10/2011 07:05 Atualização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário