quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Propaganda enganosa vende falsa segurança pública



Se um supermercado faz propaganda enganosa, pode responder pela mentira, conforme a lei. E se o Governo do Estado faz o mesmo, não ocorre nada?
Governo do Estado do Rio Grande do Norte despeja milhares de reais em propaganda, dizendo que o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mossoró tem 600 homens. Mentira deslavada.
O próprio prédio alugado à saída da cidade, na BR-304, sentido Mossoró-Natal, não tem condições de abrigar 600 homens. O Estado apenas dividiu o 2º BPM, que já existia, aumentando gasto no sentido de fabricar uma falsa sensação de investimentos em segurança pública. Só.
Na prática, existe quantitativo menor de policiais nas ruas, graças também a essa fantasia burlesca.
O Rio Grande do Norte, segundo o comandante geral da PM, coronel Araújo, tem déficit de quase 4 mil policiais militares. Como Mossoró recebeu 600? Absurso.
No dia 12 de agosto último, numa conversa telefônica com o coronel Araújo, ele me afirmou taxativamente que o 12º Batalhão teria cerca de 80 homens, para gradualmente chegar algo em torno de 200. Veja AQUI. Confio no coronel. As informações que possuo, sobre ele, realçam um perfil de homem sério, reputação ilibada e que detém pleno respeito em meio à tropa.
A publicização de seus atos é princípio do serviço público, mas não a propaganda enganosa, fajuta, criminosa, com intuito de ludibriar o cidadão. Isso é falta de respeito, uma postura criminosa, com verniz nazista. Faz-se a velha aposta de que uma mentira pode ser repetida exaustivamente, até ganhar status de verdade.
O Ministério Público tem o dever de agir, questionando a informação, cobrando lisura na propaganda. Se visitar o 12º BPM vai constatar isso. Se pedir ao seu comandante a relação do pessoal que está destacado no local, com horários etc., não terá dificuldade em identificar a enganação.
Ações quixotescas
É espalhada uma ideia, para o RN, de que em Mossoró há segurança, reforço militar, quando não é verdade. Não chegou um único policial em reforço à segurança pública, na condição de efetivo, neste 2011. Ocorreram ações quixotescas e pirotécnicas, para “inglês ver”.
Do ano passado para os primeiros meses de 2011, o 2º BPM perdeu cerca de 270 PM´s que se transferiram para outras cidades.
A propaganda séria, honesta, que informa, presta utilidade pública e cientifica ações do poder público, precisa ser incentivada. Essa, não. O que o Estado propaga é carregado de cinismo, desrespeito ao dinheiro público e um insulto à sociedade.
O 2º BPM de Mossoró tinha cerca de 40% do efetivo que precisaria. Com a divisão para o 12º BPM, deve estar com 20% e uma tropa sobrecarregada.
Os PM´s, em Mossoró, estão submetidos a um regime de maus-tratos, com cargas de trabalho desumanas, poucos veículos e combustível. A remuneração, sabemos, não é lá essas coisas, diante da obrigação de ser o escudo, o anteparo do contribuinte.
Em entrevista à TV Mossoró e FM 93, no final do mês passado, a própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse textualmente que o 12º estrearia com 600 homens. Falou com a naturalidade e segurança de quem sabe que não seria contestada. E não foi. Pelo menos ao vivo, no ar.
Até quando a sociedade vai aceitar ser enganada de forma tão vil? Ontem morreram mais duas pessoas. Um pobre garçom e um bandido. Hoje serão mais quantos? O jornalista Cézar Alves – que narra esse mais novo episódio de violência urbana (AQUI) – assinala que chegamos a 165 homicídios. Por enquanto.
O Governo do Estado – no projeto de orçamento para 2012 – prevê aumento de 120% em recursos para a propaganda. Se for para enganar, é um crime sem perdão, inaceitável. Se for utilizada para informar, esclarecer e prestar contas, sob o alicerce da verdade, atenderá à lei e ganhará uma aura de responsabilidade.

fonte:http://blogcarlossantos.com.br/propaganda-enganosa-vende-falsa-seguranca-publica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário